Ao final de 2021 o CORECON-MA congratulou e homenageou graduandos, economistas e profissionais com um conjunto de premiações nas seguintes categorias: monografia (1º e 2º lugar), dissertação de mestrado (1º lugar), economista de destaque econômico do Maranhão, economista emérito e personalidade econômica de 2021.

As entregas das premiações, devido ao reforço à pandemia através da variante Ômicron e respeitando o decreto estadual de calamidade pública e distanciamento social, ocorreram com pouca cerimônia e através de agendamento com premiados e a diretoria do Conselho ao longo de janeiro e início de fevereiro de 2022.

Lucas Queiroz e Presidente do CORECON-MA

Na categoria de monografia, foi entregue a congratulação de primeiro lugar para Lucas de Queiroz Ferreira, recém graduado no curso de ciências econômicas da Universidade Federal do Maranhão, com o tema: As Finanças Públicas e o financiamento da Mobilidade Urbana em São Luís: Uma análise da Participação do Governo do Estado na garantia do Direito ao Transporte Público coletivo através do Orçamento Publico no Período de 2015 a 2018.

O prêmio de segundo lugar, foi entregue para família da homenageada, Danielle Rodrigues Silva, também aluna da UFMA, mas que se encontra atualmente em outro Estado. O tema da monografia foi: A DIVISÃO DE GÊNERO NA SEGREGAÇÃO DAS CARREIRAS: uma análise da participação feminina no ensino superior presencial no estado do Maranhão nos anos de 2010 e 2019.

Laura Carneiro e Presidente do CORECON-MA

 

 

Na categoria Dissertação de Mestrado, a premiação foi cedida para a economista Laura ReginaCarneiro, que defendeu acerca do tema: ÍNDICE DE ATIVIDADE ECONÔMICA DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS no mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade Federal do Maranhão.

Além da premiação voltada para a academia, em 2021, o CORECON-MA retomou antigas premiações que homenageiam os economistas e demais profissionais que atual na área.

O título de ECONOMISTA DE DESTAQUE ECONÔMICO DO MARANHÃO, foi dado ao economista Antônio Augusto Ribeiro Brandão, em reconhecimento a sua significativa e vasta contribuição através dos seus trabalhos bibliográficos, pesquisas científicas, carreira profissional e acadêmica, bem como o debate da economia e valorização da classe dos economistas. A entrega da premiação foi feita para o Professor e economista José Cursino Raposo Moreira que intermediou para o professor Brandão, devido à restrições médicas e a pandemia.

Professor Cursino e Presidente João Marques do CORECON-MA

 

Na ocasião, o professor Cursino, em nome do economista Carlos Brandão, também trouxe uma grande doação de documentos e 5 obras produzidas pelo professor economista homenageado entregues ao CORECON-MA e que estão disponíveis para consulta dos Economistas. As obras são: 1 – “Fortes Laços”, editado em 2007, que  contém artigos e crônicas sobre o cotidiano das Cidades e das pessoas que nelas habitam; 2 – “Crônicas de 400 anos/Chroniques de 400 anos”, editado em 2012, com textos em homenagem aos 400 anos de fundação da Cidade; 3 – “Desafios à Teoria econômica/Challenges to the economic theory”, editado em 2015,  livro que aborda causas e efeitos da crise das hipotecas, nos Estados Unidos, resgata a história do pensamento econômico e projeta cenários, além de conter textos pertinentes; 4 – “Economia – Textos selecionados”, editado em 2019, que agrupa textos sobre a conjuntura econômica brasileira e internacional; e 5 – “Biografia/’, editado em 2021, que contém cinco capítulos e uma galeria de fotos, Do autor pelo autor, e é um livro memorialista e cronológico da sua vida.

O CORECON-MA também concedeu o título de ECONOMISTA EMÉRITA à Professora Drª.Maria Mary Ferreira da Universidade Federal do Maranhão, pelos seus relevantes trabalhos que contribuíram no debate voltado ao combate da desigualdade de gênero, construção de arcabouços de políticas públicas e amplo desempenho em trabalhos e pesquisas acadêmicas e científicas que valorizam e tangenciam a temática das ciências econômicas. Dentre suas inúmeras contribuições, destacamos sua obra bibliográfica: Os Bastidores da Tribuna: mulher, política e poder no Maranhão (2010); As Caetanas vão a luta: feminismo e políticas públicas (2007); e organizadora das publicações: Mulher, Gênero e Políticas Públicas (1999); Gênero, Política e Poder: participação das mulheres nos espaços de poder no Norte e Nordeste. (EDUFMA, 2012); Conhecimento feminista e relações de gênero. (EDUFMA, 2012), Direitos Iguais para sujeitos de direitos (em co-autoria) (2016); e Livro, Leitura e Bibliotecas em tempos sombrios (2017). A professora Maria Mary Ferreira recebeu a premiação junto com sua família.

A homenagem que cede o título de PERSONALIDADE ECONÔMICA 2021, foi dado para a economista Dra. Talita de Sousa Nascimento Carvalho, em reconhecimento aos seus amplos trabalhos, pesquisas, carreira profissional conduzidas no âmbito do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos  – IMESC no âmbito da análise de impacto econômico-social bem como, contribuições significativas para a temática e o debate da economia, das ciências econômicas, desenvolvimento do Maranhão e condução de políticas públicas.
Dentre suas contribuições destaca-se sua participação em pesquisas como: Diagnóstico Participativo do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana -PDDI; Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão – ZEE Etapa Bioma Amazônico; Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão – ZEE Etapa Bioma Cerrado e Sistema Costeiro; SISTEMAS INTEGRADOS DE TECNOLOGIAS SOCIAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA MAIS IDH: uma avaliação dos municípios de Belágua e Serrano do Maranhão; Análise Socioambiental das Unidades de Conservação do Estado do Maranhão; Os Egressos do Bolsa Família no Maranhão: dimensionamento e impacto sobre suas famílias e suas vidas. Também destaca-se sua contribuição nas publicações do IMESC nos periódicos: Boletim de Conjuntura Econômica Maranhense e no Boletim Social do Maranhão e sua atuação no  Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionadas à Pobreza.