c830b055-f598-43ef-9879-4e8e9d5d712e

No dia 13 de agosto é comemorado o Dia do Economista. Foi nesta data, no ano de 1951, que o então presidente da República Getúlio Vargas, sancionou a Lei nº 1.411, que regulamenta o exercício da profissão de economista no Brasil.

Para celebrar a data, o Conselho Regional de Economia da 15ª região (Corecon/MA) vai realizar nos próximos dias 12 e 13 de agosto a Semana do Economista 2019.

Com tema “A crise econômica em debate”, o evento será realizado no Auditório Neiva Moreira, no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, localizado no bairro Calhau, em São Luís.

No primeiro dia de atividades, o economista e secretário de Estado de Programas Estratégicos (Sepe), Luis Fernando Silva, ministrará a palestra “Maranhão 2019: A Crise Econômica Nacional e o Enfrentamento Pelo Governo do Estado”, a partir das 19h20.

Na terça-feira, dia 13, às 19h, o economista e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Aristides Monteiro Neto, abordará o tema “Crise e Desenvolvimento Regional”.

A Semana do Economista 2019 é aberta a todos os públicos, com entrada gratuita e dará direito a certificado de participação, com carga horária de 6 horas, a estudantes e demais interessados.

PERFIL DOS PALESTRANTES

,

Luis Fernando Silva

Luis Fernando Moura da Silva é graduado em Economia e Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com pós-graduação em Planejamento e Auditoria. Luis Fernando também foi professor de Macroeconomia e de Auditoria na UFMA, além de diretor da Companhia de Habitação Popular do Maranhão (Cohab) e diretor-geral da Assembleia Legislativa do Maranhão.

No Governo do Estado do Maranhão ocupou os cargos de auditor Geral do Estado, secretário de Desenvolvimento Social, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e secretário de Educação.

Foi eleito prefeito de São José de Ribamar em outubro de 2004 e reeleito em 2008, sendo premiado com um dos três melhores gestores municipais do país.

Em 2016, foi eleito novamente prefeito de São José de Ribamar com 96,17% dos votos. Renunciou ao cargo em 2019 para tomar posse como secretário de Programas Estratégicos (SEPE).

maxresdefault

Aristides Monteiro Neto

Aristides Monteiro Neto é economista com Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinhas (Unicamp) e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Técnico em Planejamento e Pesquisa do Ipea desde 1997. Foi Chefe da Assessoria de Planejamento e Articulação Institucional do Ipea entre os anos 2011 e 2012 e secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, entre 2007 e 2009, além de e assessor Especial do Governo de Pernambuco nos anos de 2009 e 2010.

O pesquisador é ainda especialista em Desenvolvimento Econômico, Economia Regional e Políticas Públicas e professor do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ipea.