ejecon_x

“Reforma da Previdência”, “Taxa Selic” e “variação cambial”. Boa parte da população desconhece tópicos como esses, mesmo sendo essenciais para o dinamismo econômico brasileiro. Apesar da ampliação do acesso à informação, para muitos, a Economia permanece sendo um “bicho de sete cabeças” e o glossário do “economês” incompreensível.

Reverter um pouco dessa lógica é a base de um projeto que a Empresa Júnior de Economia (Ejecon) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) começou a estruturar. A ideia é aproximar a sociedade, do conhecimento científico produzido pelos economistas.

Ainda sem título, o projeto piloto foi apresentado à diretoria do Conselho Regional de Economia da 15ª Região (Corecon/Maranhão) na noite desta segunda-feira (14).

Na sede do Conselho, em São Luis, os graduandos em Ciências Econômicas, Fernanda Tomaz e Júlio César – respectivamente, presidente e diretor de projetos da Ejecon –, detalharam as metas da iniciativa.

O objetivo, segundo os idealizadores, é consolidar um evento dentro do calendário de atividades do Corecon/MA que estabeleça relação entre os temas econômicos e o homem cotidiano. “O molde é que não seja rígido enquanto discussão científica. Que seja uma discussão do dia a dia, só que com temas da Economia”, explica Fernanda Tomaz.

Inspirações

A referência adotada para a concepção da proposta é a série mundial TED Talks (acrônimo de Technology, Entertainment e Design) e o programa Café Filosófico, exibido no Brasil pela TV Cultura.

Segundo a presidente da Ejecon, Fernanda Tomaz, o mote é criar uma marca que agregue entretenimento e conhecimento científico. “É a ‘marca’ de uma iniciativa para a agenda do Corecon/MA. Nesse projeto, a empresa júnior vai assumir a responsabilidade logística e financeira do evento”, pontua Fernanda Tomaz.

Próximas etapas

Durante a apresentação, ficou definido que o economista conselheiro e ex-presidente da Ejecon, André Fernandes, vai ajudar a implementar o projeto. Fernanda Tomaz antecipa que o projeto será ajustado de acordo com pontos elencados pelo Corecon/MA. Reuniões futuras definirão o cronograma de execução do piloto.