O presidente do Conselho Regional de Economia do Maranhão (Corecon-MA), Frednan Santos, garantiu uma importante conquista para os economistas: a participação da categoria em seletivo aberto pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul).

O edital de abertura do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores substitutos para a UemaSul, previa a contratação de educadores na área das Ciências Sociais Aplicadas/Administração para ministrarem as disciplinas de Marketing, Gestão e Macroeconomia no Campus Açailândia, mas com duas vagas abertas apenas para graduados em Administração.

Legalidade

Após receber a demanda dos economistas sobre a irregularidade, o presidente do Conselho enviou ofício pedindo correção do edital, uma vez que o texto não respeitava a Lei n. 1.411/51, que regulamenta a profissão do economista. Segundo a Lei n. 1.411/51, “o magistério das disciplinas compreendidas no campo das Ciências Econômicas”? é um dos direitos privativos dos economistas.

A UemaSul atendeu prontamente a reivindicação do presidente do Corecon-MA e o edital foi retificado, abrindo a possibilidade para graduados em Economia pleitearem vagas ofertadas no certame.