Gestão 2018

Imagem2

Durante a primeira reunião plenária deste ano, realizada no último dia 9 de janeiro, o Conselho Regional de Economia da 15ª Região (Corecon-MA) deu posse aos novos conselheiros do órgão e reelegeu o economista Frednan Bezerra dos Santos como presidente da instituição para o exercício de 2018.

Frednan Santos e seu vice, Heric Santos Hossoé, foram reeleitos de forma unânime em sessão ordinária realizada na sede do Conselho, presidida (em conformidade com o art. 6° do regimento interno) por Heloizo Jerônimo Leite, economista com registro mais antigo entre os conselheiros.

Na ocasião, o presidente reeleito agradeceu a confiança e os votos dos conselheiros, e fez um balanço da administração passada, destacando que, a exemplo do que ocorreu no ano anterior, em 2018 sua gestão será pautada em parcerias e que todas as ações planejadas serão desenvolvidas com a participação efetiva dos membros do Corecon-MA.

Em breve discurso, Frednan Santos ressaltou alguns dos êxitos obtidos em 2017 que garantiram o fortalecimento do Conselho, apesar do cenário orçamentário extremante adverso. O presidente frisou ainda que a meta para este ano é dar continuidade às ações de promoção da profissão de economista.

“Começamos a Gestão 2017 com o grande desafio de avançar no processo de fortalecimento do nosso conselho e em continuidade às gestões anteriores que deixaram importante legado. Desde o início da gestão diagnosticamos a fragilidade financeira do conselho e a necessidade de atração dos bacharéis em Ciências Econômicas não registrados”?, pontuou Frednan Santos.

Maranhão no cenário nacional

Para o presidente do Corecon-MA, a boa repercussão da Semana do Economista de 2017 e a participação inédita de uma delegação do Maranhão no Congresso Nacional de Economia, foram dois pontos altos do seu primeiro ano à frente do Conselho.

“Tivemos êxito na construção de novas estratégias de fortalecimento do Conselho e na execução dos projetos já consolidados, como a Campanha de Educação para a Cidadania. Avançamos na construção de uma base sólida em Imperatriz (MA), com a eleição do nosso delegado e a execução de diversas ações naquela cidade. Além disso, a Semana do Economista, evento mais tradicional do Conselho, foi um grande sucesso com ampla programação em Imperatriz/MA e São Luís e alcançou visibilidade a nível estadual e nacional como nunca antes”?, disse o presidente.

Metas para 2018

Frednan Santos salientou que as propostas centrais de trabalho para 2018 são o fortalecimentos da fiscalização e da política de comunicação do Conselho, a instituição de um programa de capacitação continuada para os economistas maranhenses, bem como a intensificação das ações de promoção da imagem do profissional de economia junto à sociedade, com destaque para a realização do XXX Encontro de Entidades de Economistas do Nordeste (ENE 2018).

Veja como ficou a composição do plenário do Corecon-MA com a posse dos novos conselheiros:

Primeiro terço (mandato para o período 2016/2018):

Conselheiros efetivos: Heloizo Gerônimo Leite; Jadson Pessoa da Silva; Leonardo Leocádio Coelho de Souza.

Conselheiros Suplentes: Ana Cecília Vasconcelos Loayza; Danilo José Menezes Pareira; Duany Drayton Reis.

Segundo terço (mandato para o período 2017/2019):

Conselheiros efetivos: Clodomir Cunha Ladeira; Frednan Bezerra dos Santos; Raphaela Sereno Silva.

Conselheiros Suplentes: Carlos Eduardo Nascimento Campos; Eden Soares do Carmo Júnior; Jessé Sales Rêgo.

Terceiro terço (mandato para o período 2018/2020)¹:

Conselheiros efetivos: Heric Santos Hossoé; José Lúcio Alves Silveira; Luiz Augusto Lopes Espíndola; Luiz Fernandes Lopes.

Conselheiros Suplentes: Fernando Reis Babilonia; João Carlos Souza Marques; José Tavares Bezerra Júnior; Raquel Susana Lobato Muniz.

Obs.: ¹ O terço eleito para o triênio 2018/2020 é o primeiro composto por quatro conselheiros conforme o disposto na RESOLUÇÃO N° 474 de 08 de Agosto de 2017 que aumenta o número de conselheiros de nove para dez conselheiros em 2018, onze em 2019 e doze conselheiros em 2020.