Dezembro

  • Assinado Termo de Cooperação Técnica entre o CORECON-MA e JUCEMA com vista ao desenvolvimento de projetos entre as instituições e para obter insumos para o processo de fiscalização das empresas e profissionais que atuam na área da economia:

DEZ

Novembro

  • Presidente do CORECON-MA entrega publicação do conselho para o Prof. Dr. Carlos Medeiros (IE-UFRJ) no seminário Desenvolvimento Regional e a Atualidade do pensamento de Celso Furtado e Ignácio Rangel promovido pela FAPEMA em parceria com o Centro Internacional Celso Furtado:

NOV

Outubro

  • Diretoria do CORECON-MA recebe representantes da chapa eleita para o mandato de Conselheiro para o triênio 2018-2020 e candidatos à presidência do COFECON 2018.

Quadro 01

Setembro

  • Participação do CORECON-MA no CBE 2017;

Delegação com aproximadamente 50 participantes entre estudantes, profissionais e conselheiros do CORECON-MA;

CBE01

Participação no Congresso com a apresentação dos seguintes trabalhos:

ENSAIO SOBRE A QUESTÃO REGIONAL NO BRASIL: fragmentação nacional e mundialização do capital de autoria de Frednan Bezerra dos Santos e Jomar Fernandes Pereira Filho; O DESMONTE DO SUS: O Brasil na contramão do desenvolvimento de autoria de Frednan Bezerra dos Santos, Jomar Fernandes Pereira Filho e Jessé Sales Rêgo; e o artigo O PDF-MA COMO POLÍTICA PÊBLICA CENTRAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO MARANHÃO de autoria de Heric Santos Hossoé.

  • Lançamento da Revista Mundo Econômico do CORECON-MA Acadêmico em parceria com o IMESC.lançamento-revista
  • Participação do CORECON-MA na Feira de Profissões da UFMA 2017 em SÃO LUÍS.

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da pró-reitoria de Ensino (Proen) realizou a II Feira das Profissões com o tema “Descobrir para decidir: existe um universo de possibilidade para seu futuro”?, a feira destinou-se a estudantes do Ensino Médio e demais interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), condição para o acesso às vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), os quais vão se deparar com a necessidade de decidir qual curso seguir e que profissional intencionam ser.A mesa de abertura contou com a presença de autoridades como o diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão, FAPEMA, Alex Oliveira, e a reitora Nair Portela.

galeria_PPvtNMnG7RUAa0z


Agosto

Em comemoração ao aniversário da Lei n° 1.411 de 13 de agosto de 1951, que regulamentou a profissão de Economista, o Conselho Regional de Economia da 15° Região-MA – CORECON/MA em parceria com o Conselho Federal de Economia – COFECON promoveu a “Semana do Economista 2017”?, evento de caráter técnico-científico conduzido por profissionais de renome estadual e nacional que abordou a temática da Desigualdade na sociedade brasileira.

A programação foi desenhada de forma plural com vista à contemplar as diversas linhas de interpretações e desenvolvida nos dias 10 e 11 de agosto do presente ano na cidade de Imperatriz/MA e nos dias 14 a 18 em São Luís.

  • Mesa de encerramento da Semana do Economista 2017: CRISE POLÍTICA E ECONÔMICA: A necessidade de um projeto nacional de desenvolvimento com os Debatedores: Flávio Dino, Governador do Maranhão e Ciro Gomes, ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará e ex-Ministro da Fazenda e da Integração Nacional.


Julho

  • Realização de Plenária de Avaliação do Primeiro Semestre do ano de 2017:

A plenária foi norteada pela apresentação dos resultados financeiros do primeiro semestre quando as receitas nominais de contribuições sociais obtiveram suave queda e as receitas de dívida ativa uma queda acentuada. Nesse contexto foram discutidas ações de redução de despesas e a necessidade de intensificação da cobrança. O presidente informou que a nova modalidade de cobrança, passando de cobrança simples para cobrança registrada, conforme norma do Banco Central, que foi alvo de convênio com o Banco do Brasil será fundamental para a recuperação da receita de dívida ativa, pois facilitará a visualização imediata dos boletos vencidos e dos devedores e a tentativa de recebimento.

A atuação das Comissões de Trabalho também foi alvo de análise e de cobrança por parte da presidência. Um ponto positivo destacado foram os Grupos de Trabalho com destaque para o de Economia Solidária.

A campanha de filiação também foi avaliada e seus resultados considerados como um alerta para a necessidade de formulação de novas estratégias de atração de novos profissionais e a intensificação da fiscalização.

01 02


Maio

  • Posse do Delegado de Imperatriz/MA o Economista Larlô Macedo:
  • MAR
    • Ação de impugnação aos Editais de Concursos do CEUMA e IFMA;
    • Campanha de Educação para a Cidadania 2017:

    O projeto de Educação para a Cidadania se inscreve nas ações de cunho social desenvolvidas pelo CORECON/MA inserida na sua missão institucional de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico através da valorização profissional e difusão de conhecimentos técnicos necessários para a cidadania financeira da sociedade. A parceria com a OAB/MA agrega ao projeto a temática do direito do consumidor que se inscreve entre os direitos fundamentais para a cidadania na atual fase da sociedade consumo construída a partir do desenvolvimento das forças produtivas e congrega os esforços necessários para a organização de uma verdadeira campanha regular de Educação para a Cidadania.

    A abertura solene do evento ocorreu no dia 04/05/2017 no auditório da OAB-MA quando foi realizada uma mesa redonda com economista especialista em educação financeira e um advogado especialista em direitos do consumidor. Nos dias 05 e 06/05/2017 foram prestados serviços de assessoria financeira e jurídica na Praça Deodoro (centro de São Luís) com 8 educadores financeiro e 8 advogados se revezam em atendimentos ao público.

    educação Fiscal


    ABRIL

    • Visita Institucional à Imperatriz-MA:

    Na ocasião o presidente do CORECON-MA cumpriu agenda institucional na cidade:

    1. Visitas Institucionais: Faculdade de Educação Santa Teresinha – FEST; Faculdade DeVry FACIMP; Faculdade Pitágoras; Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII; Junta Comercial do Maranhão – JUCEMA e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.
    2. Reunião com o Secretário Municipal de Educação;
    3. Reunião com a Reitora da UEMA-SUL;
    4. Participação em Ação de Educação Financeira e Fiscal em Imperatriz realizada pelo CORECON/MA e SEFAZ/MA em parceria com as faculdades FEST e DeVry Facimp;
    5. Participação na Aula Inaugural do Curso de Educação Fiscal da SEFAZ/MA na FEST e DeVry Facimp.

    Aula de Educação para Cidadania


     

    Março

    • CORECON-MA lança Programa de Recuperação de Crédito 2017:

    Através da RESOLUÇÃO N° 472, de 14 DE Março de 2017 o CORECON-MA regulamentou o seu Programa de Recuperação de Crédito que foi estruturado CONSIDERANDO o disposto na Resolução COFECON n° 1.965 de 06 de fevereiro de 2017 que regulamenta o referido dispositivo e tem por objetivo viabilizar melhores condições de negociação para os Economistas inadimplentes e assim crias condições objetivas de recuperar créditos inscritos na dívida ativa.ea49a17e-892e-47cc-a0b9-72d32419ccde


    Fevereiro

    • Participação na posse dos novos Conselheiros e da Diretoria do COFECON.

    13c3f020-b804-441b-bee7-7aa07210a4f6

     


    Janeiro

    • CORECON-MA lança campanha de Filiação:

    A proposta de organização de uma campanha de filiação no exercício de 2017 foi motivada pelo observado que nos últimos 10 anos o CORECON-MA apesar de ter avançado significativamente em termos de estrutura e atuação não conseguiu grande êxito na atração de novos economistas com uma média anual de 23 novos registros.

    A campanha também se mostra necessária à medida que a atual gestão definiu como prioridade a implantação da Delegacia do Corecon-MA na cidade de Imperatriz-MA.

    16730137_1351297858261586_3348328388020213682_n

     

    • Posse dos novos Conselheiros e Eleição da Nova Diretoria:

    No dia 05.01.2017 tomaram posse os novos Conselheiros Efetivos: FREDNAN BEZERRA DOS SANTOS, CLODOMIR CUNHA LADEIRA E RAPHAELA SERENO SILVA. Conselheiros Suplentes: EDEN DO CARMO SOARES JUNIOR, CARLOS EDUARDO NASCIMENTO CAMPOS e JESSÉ SALES RÊGO. Em seguida deu-se o início à eleição para presidente e vice-presidente para o exercício de 2017, com a abertura do prazo para inscrição de chapas. O Conselheiro Heloízo Jerônimo apresentou o nome dos conselheiros Frednan Santos e Heric Hossoé para presidente e vice-presidente, respectivamente. Os Conselheiros manifestaram-se favoráveis à referida chapa, que foi eleita por unanimidade.

    25