Corecon-MA

Matéria teve repercussão no site do COFECON

Economistas e a diretoria do Conselho Regional de Economia do Maranhão – CORECON-MA comemoram a vitória obtida por meio do recurso administrativo junto ao Instituto Tecnológico do Maranhão – IFMA que retificou os editais do concurso público n° 02 e n° 03 de 26/08/2016 (para provimento de Cargos Públicos Efetivos da Carreira dos Cargos de Técnico-Administrativos em Educação e de Docentes). Para a categoria, as alterações garantem o espaço no mercado de trabalho aos economistas.

O recurso administrativo do CORECON-MA solicitando a retificação dos editais do IFMA foi encaminhado no mês de setembro, após o presidente do Conselho, Econ. Heric Hossoé, receber denúncias de outros economistas sobre o conteúdo e exigências dos dois editais. “Os profissionais também solicitaram a intervenção do Conselho no caso de forma que entrássemos com um recurso administrativo para que os editais fossem alterados”?, informou o presidente.

No entendimento de Heric Hossoé, no âmbito do Cargo Técnico (gestão Pública e Financeira) só era permitida a participação do tecnólogo em gestão financeira, sendo que nas atribuições do cargo e nos conteúdos programáticos do concurso havia várias atividades privativas do economista. “Nós entendemos que tínhamos a habilitação legal para exercer esse cargo e então acionamos nossa assessoria jurídica que prontamente entrou com recursos administrativos junto ao IFMA e a Fundação Sousandrade”?, relata o presidente.

Heric Hossoe

Ainda segundo o presidente do CORECON-MA, no caso do cargo de Docente, havia conteúdos que não eram específicos da área, como, por exemplo, a exigência da Teoria Geral da Administração. “Ingressamos com esses dois recursos e obtivemos êxito. Conseguimos que o economista fosse incluído para poder concorrer ao cargo de técnico administrativo e que fossem alterados os pontos do edital de Docente que não estavam condizentes com o nosso conhecimento e com a nossa expertise. Acredito que todos, estamos de parabéns e assim a nossa classe pode preservar o nosso mercado de trabalho”?, informa Heric Hossoé.

Para o economista Danilo Pereira, a ação do CORECON-MA foi pautada pelo poder de fiscalização que lhe é concedido pela Lei Federal n. 1.411/51, (e no Decreto n. 31.794, que regulamentou toda a iniciativa do Conselho). “A ação foi pertinente e com certeza beneficiou nossa classe”?, destacou.

Por sua vez, o também economista Siqueira Diniz parabenizou a diretoria do Conselho Regional de Economia do Maranhão pela ação e pelo resultado alcançado.


Fonte: Corecon-MA