corecon1

O Conselho Regional de Economia do Estado do Maranhão (CORECON-MA) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Maranhão (OAB-MA) vão promover de 03 a 05 de maio a campanha “Educação para a Cidadania: Do Direito do Consumidor à Educação Financeira”?. A iniciativa visa divulgar as boas práticas de educação financeira e direito do consumidor podem contribuir para reduzir os níveis de inadimplência, permitindo o exercício do planejamento financeiro familiar e do consumo responsável.

Pesquisa recente da Fecomércio-MA em convênio com o BNB apontou que 62% das famílias ludovicenses estão endividadas, sendo que cerca de 70% do endividamento concentra-se na modalidade Cartão de Crédito.

A campanha será deflagrada no dia 03 de maio, às 19h, no auditório da OAB-MA, no Calhau. Ocasião em que haverá uma mesa-redonda conduzida pelo presidente da OAB/MA, Thiago Diaz e o presidente do Corecon-MA, Heric Hossoé. Os debatedores serão: o economista Alexsandro Sousa Brito (professor mestre do Departamento de Economia da UFMA); o psicólogo Jean Marlos Pinheiro Borba (professor doutor – Departamento de Psicologia da UFMA); o advogado Pierre Magalhães Machado (integrante da Comissão de Direito do Consumidor da OAB); a advogada Patrícia de Cássia Barros de Sousa (membro da Comissão do Consumidor); e o auditor fiscal e gestor de Desenvolvimento institucional da Secretaria da Fazenda – SEFAZ, Fernando Antônio Resende de Jesus.

O presidente do Corecon-MA, Heric Hossoé, fala sobre a campanha. “Pensamos que ações de promoção de Educação para a cidadania, contemplando o direito do consumidor e a educação financeira e fiscal, com palestras de especialistas e de acadêmicos do curso de ciências econômicas da UFMA, treinados para tirar dúvidas e aconselhar os consumidores, podem contribuir fortemente para reduzir os níveis de inadimplência em nossa capital”?, justifica.

Após a abertura da campanha, nos dias 04 e 05 de maio, as atividades ficarão concentradas na Praça Deodoro. Onde equipes de advogados e economistas poderão tirar dúvidas da população sobre os direitos do consumidor e planejamento de finanças. O atendimento será sempre das 10h às 18h.

O período escolhido fica próximo ao dia das mães, o segundo melhor momento do calendário do comércio. A participação da OAB-MA e do CORECON-MA, realizando concomitantemente um mutirão de esclarecimento da população vai se somar ao evento, com grande benefício para a comunidade.

Parceiros como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Fecomércio, o Governo do Estado, a Universidade Federal do Maranhão, a Qualicorp – Soluções em Saúde e a Tory Brindes apoiam a iniciativa.